O que é Criptografia ?

Home » Artigos » O que é Criptografia ?

O que é Criptografia ?

O que é a encriptação?

A encriptação é o método moderno de proteção das informações eletrônicas, tal como os cofres e as combinações secretas protegiam as informações em papel no passado. A encriptação é uma implementação tecnológica da criptografia: as informações são convertidas num formato ininteligível, ou codificadas, e apenas podem ser traduzidas para um formato compreensível, ou descodificadas, com uma chave. Por exemplo, no caso da encriptação de dispositivo, o código é decifrado com um PIN que reordena as informações ou com um algoritmo complexo que recebe instruções claras de um programa ou dispositivo. A encriptação utiliza a matemática de forma eficiente para codificar e descodificar informações.

O que é o HTTPS?

O HTTP, ou protocolo de transferência de hipertexto, é o meio técnico através do qual os nossos navegadores estabelecem ligação a Websites. O HTTPS é uma ligação HTTP encriptada, pelo que é mais seguro. Pode saber se a sua ligação a um Website é segura se vir HTTPS em vez de HTTP no URL. A maioria dos navegadores também tem um ícone que indica uma ligação segura, por exemplo, o Chrome apresenta um cadeado verde.

Por que motivo devo utilizar o HTTPS?

Deve proteger o seu Website com HTTPS, mesmo que este não processe comunicações confidenciais. O HTTPS protege a integridade do Website, bem como a privacidade e a segurança dos utilizadores. Além disso, algumas novas e poderosas funcionalidades da plataforma Web estão limitadas aos sites que utilizam HTTPS.

Qual é o objetivo da Google em termos de HTTPS?

Acreditamos que uma encriptação forte é fundamental para garantir a segurança de todos os utilizadores da Web. Deste modo, estamos a trabalhar para suportar a encriptação em todos os nossos produtos e serviços. O HTTPS na página da Google mostra o nosso progresso em tempo real rumo a esse objetivo.

Por que motivo é importante a encriptação?

As nossas comunicações atravessam um labirinto complexo de redes para ir do ponto A ao ponto B. Ao longo desse percurso, estão vulneráveis à interceção por parte de destinatários indesejados que sabem como manipular as redes. Do mesmo modo, tornámo-nos dependentes de dispositivos portáteis que são mais do que simples telemóveis. Contêm fotos, registos de comunicações, emails e dados privados armazenados em aplicações nas quais temos permanentemente sessão iniciada por motivos de comodidade. Em caso de perda ou roubo de um dispositivo, ficamos vulneráveis a que alguém aceda às nossas informações mais privadas, o que nos coloca em risco de sofrer roubo de identidade, fraude financeira e danos pessoais.

A encriptação protege-nos nestes cenários. As comunicações encriptadas que viajam através da Web podem ser intercetadas, mas os seus conteúdos são ininteligíveis. Nestes casos, esses conteúdos são designados “texto cifrado”, ao passo que as mensagens não encriptadas viajam em “texto simples”. No caso da encriptação de dispositivo, sem o PIN ou o código necessário para desencriptar um dispositivo encriptado, um potencial ladrão não pode aceder aos conteúdos de um telemóvel e apenas pode apagar todos os dados do dispositivo. A perda de dados é um incómodo, mas é melhor do que perder o controlo da sua identidade.

Quais são alguns tipos de encriptação?

  • encriptação em trânsito protege o fluxo de informações entre o utilizador final e os servidores de terceiros. Por exemplo, quando introduz as credenciais do seu cartão de crédito num site de compras, uma ligação segura protege as suas informações contra a interceção por parte de terceiros ao longo da transmissão. Apenas o utilizador e o servidor ao qual estabelece ligação podem desencriptar as informações.
  • encriptação de ponta a ponta significa que apenas o remetente e os destinatários detêm as chaves para encriptar e desencriptar as mensagens. O fornecedor de serviços que controla o sistema através do qual os utilizadores comunicam não tem como aceder ao conteúdo real das mensagens.
  • encriptação em repouso protege as informações quando estas não estão em trânsito. Por exemplo, o disco rígido do seu computador pode utilizar a encriptação em repouso para garantir que ninguém consegue aceder aos ficheiros se o computador for roubado.

 

 

Leave A Comment

Certificados Comodo SSL

Certificado SSL Grátis

Cadastre-se e receba um SSL Comodo grátis*!
close-link